Os operários da Delphi da Guarda enviados para uma unidade da multinacional de cablagens na Roménia estão a trabalhar em condições muito duras. Familiares de quem lá está e alguns dos regressados (os últimos regressam no final deste mês) falam em 12 horas diárias na linha de produção, sete dias por semana e uma única refeição quente por dia, além das viagens de cerca de hora e meia para os hotéis onde estão instalados. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e o PCP já questionaram as autoridades sobre o que se está a passar.
"O pior é a alimentação, porque não há refeitório e, ao almoço, somos obrigados a comer sandes compradas numa espécie de minimercado da fábrica. Só comemos em condições ao jantar, mas, às vezes, estamos tão cansados que queremos é dormir", conta um dos regressados na semana passada. O homem, que pediu o anonimato por temer represálias, admite que foi para a Roménia para "ganhar dinheiro", mas não esperava condições "tão difíceis". "Trabalhamos das 6 às 18 horas, sábados e domingos incluídos, e de forma intensiva. O que me valeu foi saber que tudo acabava ao fim de um mês e os cerca de dois mil euros ganhos, fora o ordenado. Cá só os ganharia em três meses", acrescenta.
Mais preocupada está a mãe de outra operária, na Roménia há três semanas. "Ela está bastante desanimada porque não lhes dão descanso. Se soubesse o que sei hoje não a tinha deixado ir, mas o dinheiro vai fazer-lhe muita falta se for despedida", afirma. Estes e outros relatos levaram, ontem, o PCP da Guarda a denunciar a "violenta exploração" e as condições de "quase escravatura" a que estarão a ser sujeitos os cerca de 200 trabalhadores deslocados. "Estas são as condições de trabalho, em pleno século XXI, de trabalhadores portugueses ameaçados de despedimento", critica Armando Morais, dirigente comunista. No entanto, José Luís Besteiros, do SIMA, considera o termo escravatura "demasiado forte", preferindo falar em trabalho "bastante duro".
Jornal de Notícias 04/07/2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Visite Pagina da comissão sindical de Estremoz
http://stalestremoz.weebly.com/
ou o blog da mesma comissão:
http://comsindstalestremoz.blogspot.com/
Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.
Enviar um comentário