sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Comunicado

Em sequência da notícia veiculada pelo Semanário Expresso, a propósito do desemprego no concelho de Borba e tendo em conta:

• O aumento do número de desempregados inscritos no centro de emprego;
• As declarações do Sr. Presidente da Câmara, nas quais diz “desenrascar” os desempregados mais persistentes através dos programas ocupacionais;

A Comissão Sindical emite a seguinte nota:

A Comissão Sindical repudia as aludidas declarações, por elas representarem por um lado, a legitimação dos vínculos precários no Município de Borba e por outro, a desresponsabilização pelo contexto sócio-laboral do concelho.
A utilização de trabalhadores nos Programas Ocupacionais (POC`s) não é um acto de desenrasque ou caridade, antes, um mecanismo efectivo de promoção de precariedade e exploração. Estes trabalhadores servem para minimizar problemas de funcionamento dos serviços, desempenhando alguns inclusive, tarefas que não lhes podem ser distribuídas. A caridade encapotada é utilizada para promover um “exército” de mão-de-obra barata, e sem quaisquer direitos laborais e sociais. Não se lhes faz um favor, explora-se sim, o seu trabalho.
Não estará na hora de acabar com este atropelo?
Perante este contexto, e de forma a combater a chaga da precariedade avocamos a defesa intransigente dos trabalhadores dos POC`s e suas famílias, exigindo a resolução de todas as situações identificadas, através da efectivação contratual.


A Comissão Sindical Borba

3 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Presidente o que está à espera para pôr este parasita que não trabalha para a câmara no sitio?

Anónimo disse...

é a pura verdade ,o P.S no Governo com as suas politicas fomenta o desemprego , agora com a Lei do trabalho aprovada ainda serão mais os desempregados, no nosso Concelho nota-se e em grande escala essa chaga(leia-se desemprego), quantos trabalhadores abalaram recentemente para o estrangeiro (Brasil,Espanha , França e Inglaterra)e quantos trabalham neste momento na Câmara em que esta só lhes paga o subsidio de almoço e os coloca a fazer serviços como se fossem vinculados á autarquia e continuam a chegar rumores que mais empresas NO NOSSO CONCELHO vão encerrar e reduzir efectivos , aonde é que isto vai parar.
os trabalhadores e os desempregados têm que se unir e acabar com este tipo de politica em que o actual GOVERNO SÓ DÁ REGALIAS A QUEM ESTÁ BEM NA VIDA E PEDE VOTOS AOS NECESSITADOS AOS POBRES E ÁQUELES QUE COLOCOU NO DESEMPREGO E NA MISÉRIA É TEMPO DE DIZERMOS BASTA E CORRER COM ESTES MENTIROSOS E CORRUPTOS DO GOVERNO

Rogério Duarte Silva disse...

Deixar uma pequena nota sobre o comentário do anónimo de 7 de Fevereiro, 12:19.
Não foi, não é, nem será com atitudes persecutórios e intimidadores que nos desviarão um milímetro dos objectivos de defender os direitos dos trabalhadores da Câmara Municipal de Borba.
O comentário que decidimos publicar é um entre muitas dezenas que não publicamos. Temos consciência de que estes comentários só existem porque actuamos com verdade, seriedade e trabalho.
A luta continua!